(11) 91014-1013
atendimento@zenservicesolucoes.com.br

Como é a recuperação de tributos para empresa no Simples Nacional?

Você sabia que o valor de consultoria tributaria pode ser bastante significativo?

Pois é, o Simples Nacional é um modelo tributário que, em teoria, desburocratiza a obrigação de recolher impostos. Ocorre que, na prática, nem sempre é isso o que acontece.

O pequeno empresário, que paga seus impostos em dia e se enquadra nessa modalidade, frequentemente se preocupa com a possibilidade de estar recolhendo mais do que o valor justo.

Ou pior, tem medo de acabar pagando impostos duplicados e comprometer os seus rendimentos em longo prazo.

O aumento da procura pelo serviço de consultoria tributaria é, sem dúvida, um reflexo dessa preocupação. E não é por acaso. Quanto mais o pequeno empreendedor ouve falar sobre a possibilidade de recuperação desses valores pagos indevidamente, mais busca informação sobre o assunto.

A seguir, veja mais sobre como é feita a recuperação de tributos para empresas enquadradas dentro das normas do Simples Nacional.

Recuperação de tributos: o primeiro passo é a consultoria tributária

Se você tem dúvidas sobre se pode ter valores significativos a recuperar, o primeiro passo para resolver a situação é realizar um pré diagnóstico.

Através desse trabalho é possível confirmar se há pagamento em duplicidade e até realizar uma estimativa do valor a se recuperar.

A recuperação tributária então pode ser feita com base no levantamento das informações da empresa nos últimos cinco anos e, nesse aspecto, o empreendedor precisa ficar atento à documentação.

Outra vantagem

A recuperação de tributos para empresas enquadradas no Simples Nacional não apenas colabora gerando a devolução de valores pagos a mais, como também corrige o recolhimento indevido.

Essa funcionalidade da ação significa também um corte de gastos para os próximos períodos. Uma economia que pode ser bastante significativa e relativamente fácil de obter.

Quando pedir a recuperação de tributos?

É natural que o empreendedor aproveite o período de planejamento tributário para realizar medidas como a recuperação de tributos.

Mesmo assim, é importante lembrar que o procedimento só vale para os recolhimentos realizados nos últimos cinco anos.

Ou seja, caso suspeite de ter feito recolhimentos a mais, certifique-se de que os documentos que comprovem os pagamentos não sejam muito antigos.

Quais impostos são passíveis de recuperação tributária?

A seguir, veja quais são impostos sobre os quais é possível fazer o pedido de recuperação tributária:

  • ICMS
  • ISS
  • IRPJ
  • CPP
  • PIS
  • COFINS
  • IPI
  • CSLL

Empresas enquadradas no Simples Nacional têm facilidade para requerer a recuperação de tributos?

Na maioria dos casos, pedir a recuperação de tributos pode ser bastante fácil. O aplicativo do Simples Nacional oferece essa funcionalidade mediante alguns cliques e isso faz toda a diferença.

Mas não se esqueça de que, apesar de o método ser moderno e prático, a análise da documentação e as projeções de novos recolhimentos são trabalhos que ainda precisam de um olhar profissional.

Só através de uma conversa franca com um contador de confiança é que você e a sua empresa poderão se livrar de uma vez por todas de situações similares.

Afinal, a consultoria tributária é um serviço importante para garantir o bom funcionamento de todos os outros processos da sua empresa.

E se você quer saber mais sobre medidas que garantem a saúde das contas da sua empresa, continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais !

Até a próxima!

Postado por Zenservice Solucoes

ZENSERVICE SOLUÇÕES E TECNOLOGIA – SÃO PAULO

Fone:(11) 4327-4321 (11) 9 1014-1013 (WhatsApp) / e-mail: atendimento@zenservicesolucoes.com.br

Contato

(11) 91014-1013
atendimento@zenservicesolucoes.com.br

Siga-nos nas redes sociais